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A História do Disney Channel

 Em decorrência do encerramento do canal no Brasil, decidi escrever um texto recapitulando sua história: seu início nos EUA, suas reformulações, sua chegada ao Brasil e o seu fim no país. Conheça a história geral do Disney Channel.


Phineas e Ferb foi o último programa exibido no Disney Channel Brasil. Abaixo, o comunicado da Claro sobre a descontinuação do canal.

Origens e Desenvolvimento

Entre 1977 e 1978, o executivo da Walt Disney Productions, Jim Jimirro, apresentou a ideia de um canal de televisão a cabo que apresentaria o arquivo de cinema e televisão do estúdio. Como a empresa estava se concentrando no desenvolvimento do Epcot Center no Walt Disney World, o presidente da Disney na época, Card Walker, recusou a proposta. Porém, a empresa voltou atrás, e reviveu a ideia em novembro de 1981, entrando em uma parceria com a unidade satélite do Grupo W, no entanto, o Grupo W acabaria desistindo da joint venture por uma série de desentendimentos.

Apesar do fim da parceria, o The Disney Channel continuaria com o seu desenvolvimento, agora apenas com a supervisão da Walt Disney Productions. 

Estreia e Primeiros Anos


O The Disney Channel (sim, eles usavam o "The" no nome) foi lançado em 18 de abril de 1983 como um canal premium, ou seja, mesmo se você tivesse televisão a cabo, sua provedora iria oferecer o canal como um serviço de televisão pago, e você teria que assinar para ter o canal definitivamente. 

Good Morning, Mickey! foi o primeiro programa exibido no canal e também foi sua primeira série original, no qual era um compilado de diversos curtas da Disney com o Mickey, apesar de também mostrar curtas com outros personagens, como o Donald e o Pateta. O primeiro filme clássico da empresa a ser transmitido foi Alice no País das Maravilhas e o primeiro filme original do canal foi A Força da Esperança. Seu primeiro logotipo era uma silhueta da cabeça do Mickey Mouse em um retângulo com listras, representando uma tela de televisão.

O canal originalmente operava por 16 horas, das 7 da manhã até às 11 da noite, mas no dia 1º de abril de 1984, estendeu sua programação por 19 horas (das 6:00 à 1:00 da manhã) até que a partir de 7 de dezembro de 1986, passou a ser um canal 24 horas. Para seus assinantes, forneceu um guia/revista mensal (depois bimestral) chamado de The Disney Channel Magazineque continha sua programação e reportagens sobre os próximos programas, a revista também emprestou seu nome a uma série de intersticiais que passavam nos intervalos, e em 1997, deixou de ser publicada e foi substituída por Behind The Ears (que também deu nome a uma outra série de intersticiais). Sua programação consistia em exibições de produções clássicas do conglomerado, reprises de programas de televisão mais antigos e séries originais e adquiridas (tanto que a Disney gastou cerca de 20 milhões de dólares na compra e desenvolvimento da programação).

O Canal no Final dos Anos 90 e Início dos Anos 2000

Em 1997, o The Disney Channel deixava de ser um canal premium e se tornava um canal de televisão a cabo básico. O canal também passou por uma grande reformulação, tanto na identidade visual quanto na programação. Primeiramente, eles retiraram o "The" do nome, se chamando apenas de "Disney Channel". Eles também apresentaram um novo logotipo, projetado pela Lee Hunt Associates, que era um televisor preto com orelhas de Mickey, com o nome "Disney" dentro e "Channel" logo em baixo. Geralmente, diversos personagens, como o próprio Mickey, eram apresentados dentro da televisão, mas este elemento foi descartado em 1999, quando introduziram uma variante remodelada, embora o logotipo original continuasse sendo usado até 2002 de forma secundária.

Outra mudança que se deve destacar é que para atender às diversas pessoas de faixas etárias diferentes que assistiam ao canal, houve a necessidade de dividir a programação em três blocos: Playhouse Disney, Vault Disney e Zoog Disney. O Playhouse Disney era um bloco matutino que incluía programas voltados para crianças em idade pré-escolar com menos de 8 anos e o Vault Disney era um bloco noturno que apresentava filmes e curtas clássicos da Disney e programas mais antigos. 

O Zoog Disney era o bloco vespertino do canal, destinado ao público jovem e era o mais destinto dos três. Era apresentado por personagens robóticos, os Zoogs, projetados por David Freemont da Colossal Pictures para incentivar a interatividade do telespectador pela internet, que residiam no "Zeether", o espaço entre as televisões e computadores. Este bloco apresentava séries, videoclipes e conteúdo enviado pelos telespectadores no site oficial. 

Crescimento da Popularidade

Em 2002, o canal já estava disponível em 80 milhões de casas nos EUA. No final de setembro daquele ano, o Disney Channel iniciou uma reformulação gradual, descontinuado a marca Zoog Disney (embora continuasse existindo como um site separado até 2003) e extinguiu o Vault Disney, para contribuir com a imagem moderna que o canal queria passar. A remoção do bloco resultou no canal não apresentando mais reprises voltados para o público adulto/familiar pela primeira vez, com os filmes animados clássicos exibidos no horário nobre se tornando os únicos programas que visam um público familiar, e aumentando sua dependência em sitcoms e séries animadas originais. O Playhouse Disney foi o único dos três que permaneceu no canal, porém em 2011 foi relançado como Disney Junior.

Em 30 de setembro de 2002, o Disney Channel apresentou um novo logotipo projetado pela CA Square, no qual era um contorno da cabeça do Mickey Mouse (uma outra variante foi introduzida em 2010 com o logo dentro de um quadrado, mas, semelhante ao logo de 1997, continuou sendo usado secundariamente até 2014) e um novo design gráfico para se adequar ao novo visual, bem como um jingle mnemônico de quatro notas composto por Alex Lasarenko. A partir de 1º de junho de 2003, o canal começou a usar uma série de bumpers que são considerados a sua marca registrada: onde atores ou personagens animados dos programas do canal desenhavam o logotipo usando um bastão luminoso  uma varinha. Eles são recriados até hoje, mesmo com o logotipo não sendo mais o mesmo desde maio de 2014. 

Nessa mesma época foi o início do pico de popularidade do canal, que se deve, principalmente, a sua programação direcionada especificamente para meninas pré-adolescentes e adolescentes. A maioria das sitcoms e filmes originais de grande sucesso eram musicais e havia a divulgação de teen idols. Inclusive, essa estratégia de direcionar a programação do canal para este público-alvo em específico foi desaprovada por alguns críticos, que argumentam que o canal teve uma diminuição na exibição de programas de animação e que levou a remoção de materiais mais antigos da programação com a extinção do Vault Disney. 

A Chegada ao Brasil

Antes do canal estrear no Brasil, havia um canal pay-per-view chamado Disney Weekend, primeiro canal com programação exclusiva da Disney no país, criado em 1997 e disponível nas extintas operadoras TVA e DirecTV Brasil. Era um teste para a implantação da versão brasileira do Disney Channel, e como dá a entender pelo nome, era somente exibido aos finais de semana, abrindo a programação às 18:00 das sextas-feiras e encerrando à meia-noite nos domingos.

No dia 1º de abril de 2001, o Disney Weekend encerrava suas transmissões pela última vez e quatro dias depois, entrava no ar o Disney Channel Brasil nas operadoras onde o Disney Weekend era disponibilizado. Diferentemente do seu antecessor, o Disney Channel era um canal 24 horas (assim como o canal original). Ele exibia os programas originais do canal dos EUA dublados, mas também começou a produzir suas primeiras séries nacionais, como o Zapping Zone.

Quanto a identidade visual, inicialmente entre 2001 e 2002, o canal brasileiro adotou um mesmo design gráfico de outras versões do canal de países como a França e o Reino Unido, onde o logotipo era uma silhueta da cabeça do Mickey com as orelhas vermelhas e a cabeça azul, ou seja, nada de Mickey-Televisão por aqui. Em 2002, assim como as outras versões internacionais, adotou o mesmo design gráfico do canal original dos EUA, e foi assim até um certo período, quando os canais da América Latina começaram a usar uma identidade visual própria. 


Algo que deve se notar é que canais abertos (especificamente a Rede Globo e o SBT) adquiriram vários programas do canal para exibi-los em suas programações, geralmente dentro de seus programas infantis. Nos anos 2000, a Globo adquiriu diversos desenhos e séries, enquanto o SBT apenas adquiriu As Visões da Raven e seu spin-off, Cory na Casa Branca. Em 2015, a emissora de Silvio Santos fecharia um novo acordo com a Disney, dando origem ao bloco Mundo Disney, ficando no ar até 2018.

Então, por que acabou?

Em 2 de dezembro de 2024, foi anunciado que o canal seria encerrado no Brasil no dia 28 de fevereiro de 2025, junto com seus canais irmãos (exceto a ESPN), após a The Walt Disney Company decidir centralizar todo o seu conteúdo no Disney+, além das constantes quedas de audiência. O canal encerrou de fato as suas transmissões por volta das 6:03 horas da manhã do dia 1º de março de 2025, depois da exibição de Phineas e Ferb. No fim de sua exibição, os créditos finais do desenho ficaram congelados por 1 hora, e logo em seguida, em alguns serviços, foi inserido um comunicado sobre o fim do canal. 

Alguns Vídeos e Fotos


Contagem regressiva para a estreia do canal em 1983.


Em 1986, a Colossal Pictures produziu alguns bumpers para o canal com o Mickey. Note que em neles, o Mickey não mostra o rosto, apenas os braços e às vezes as pernas.


O logotipo de 1997 em questão.




Variante do logotipo de 1997 introduzida em 1999.



Acima, design original dos Zoogs. Em 2000, eles foram redesenhados em cel shading e ganharam vozes mais maduras. David Freemont não esteve envolvido no redesenho.


Logotipo introduzido em 2002, junto com o jingle de quatro notas. 


"E você está assistindo ao Disney Channel!"



Logotipo introduzido em 2014, desde então, várias variantes do mesmo foram introduzidas. 



Comercial do canal brasileiro, de 2001.


Bumper exclusivo do canal brasileiro, de 2001.


Logo usado entre 2001 e 2002 pelo canal brasileiro.


Últimos momentos do canal brasileiro.

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